Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria
Sociedade

NAMIBE: MINISTRO DOS ANTIGOS COMBATENTES AUSCULTA ASSISTIDOS


Os Antigos Combatenetes e Veteranos da Pátria da província do Namibe foram nesta quarta-feira (19), auscultados pelo titular do pelouro, João Ernestro dos Santos "Liberdade", durante um encontro de aproximadamente três horas, realizado na cidade de Moçâmedes.



Acompanhado pelo governador provincial, Carlos da Rocha Cruz, o ministro "Liberdade" ouviu dos antigos combatentes e dos veteranos da pátria, os principais problemas que afligem a classe, no que tange a assistência médica e medicamentosa, a educação escolar dos filhos, o pagamento das taxas de energia e água, transporte entre outros aspectos baseando-se estes na lei 13/02.



Refira-se que, em reconhecimento de todos aqueles que se abateram na luta de libertação para a independência nacional, o Executivo angolano aprovou o estatuto e o regime de protecção especial que consagra um conjunto de direitos e benefícios a favor dos antigos combatentes, através da lei 13/02, de 15 de Outubro." Lei do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria.



Salienta-se, que por forma a adequá-la ao contexto politico-constitucional, sendo está uma das tarefas premente do sector, a referida lei está na fase de revisão, informação está que foi trasmitida aos antigos combatentes e veteranos da pátria, que representaram os cinco municípios.



Entratanto no âmbito do processo de reintegração sócio-económica dos antigos combatentes, o governante visitou a Fazenda modelo (cooperativa) no Giraul de baixo, arredores de Moçâmedes, que possui a produção de cebola, batata e tomate, para o auto-sustento dos assistidos e suas famílias.